TV por Assinatura fechou 2015 com uma queda de 2,8%, a primeira desde 2002


As operadoras de TV por assinatura perderam, no ano de 2015, um total de 535 mil assinantes, ou uma queda de 2,8%, fechando dezembro com 19,05 milhões de acessos, 0,6% menos que em novembro e -2,4% em relação a dezembro de 2014,  segundo dados da Anatel divulgados nesta sexta, 29. A queda anual acabou sendo menor do que o acumulado dos últimos 12 meses registrados em novembro porque dezembro foi um pouco menos ruim para o mercado (perda de 113 mil acessos, contra uma perda de 235 mil acessos que havia sido registrada no ano anterior, e porque o mês de novembro de 2014 havia sido especialmente ruim para o mercado, e agora este mês deixa de entrar na conta de variação anual. De qualquer maneira, foi o primeiro ano em que o mercado de TV por assinatura perdeu base desde 2002.

Em números absolutos, foram 117.312 desligamentos em relação a novembro, ou 468.328 cancelamentos sobre um ano antes.

A empresa que mais perdeu clientes no ano foi a Telecom Americas (que reúne Claro e NET), que desligou 273.612 acessos. Em seguida veio a Sky, com 199.308 cancelamentos ao longo de 2015. A Oi também registrou saldo negativo de 78.338 acessos. A Telefônica, já contando a incorporação da GVT, registrou crescimento na base de 136.247 acessos.

Apesar dessas flutuações, em participação de mercado pouco mudou. A Telecom Americas se manteve na liderança do mercado, com fatia 51,96%. A segunda posição é da Sky, com 28,58% dos acesso de TV paga no país. Em terceiro fica a Telefônica, como 9,39%, e em quarto, a Oi, com 6,13%.

O mês de dezembro foi positivo para as operadoras Net, que cresceu 28,8 mil clientes, para 7,165 milhões de acessos; para a Sky, que voltou a crescer em dezembro, acumulando 31,17 mil novos assinantes e chegando a 5,44 milhões de assinantes; e Oi, que cresceu 1,4 mil clientes e totalizou 1,168 milhão de assinantes. Quem mais perdeu base foi a Claro HDTV, que viu uma erosão de 113 mil clientes em dezembro, fechando o mês e o ano com 2,732 milhões de assinantes. Com isso, o grupo América Móvil (que inclui a Net) perdeu 92 mil assinantes no mês, totalizando 9,9 milhões de assinantes de TV paga.

SAIBA MAIS:

Desempenho anual

A Net foi a operadora que mais cresceu em 2015. A expansão da operadora, segundo dados da Anatel, foi de 365 mil clientes, ou 5,3%. Já a Claro HDTV foi a que mais perdeu base no ano, com 650 mil assinantes a menos (uma queda de quase 20%). A Sky perdeu quase 200 mil assinantes em 2015 no Brasil, com uma retração de 3,6%, e a Oi perdeu 134 mil clientes, com uma queda de 10,4%. A GVT (hoje Vivo TV) cresceu 13,7%, ou 121 mil clientes, e a Vivo TV cresceu cerca de 2%, ou 15,22 mil clientes.

Tecnologias

Quanto às tecnologias usadas, o satélite (usado por Claro, Oi, Sky e Telefônica) foi o que teve maior quantidade de abandonos. Os acessos do tipo caíram 1,13% entre novembro e dezembro. No ano, o tombo foi de 6,95%, com perda de 829.990 acessos em relação a dezembro de 2014.

A fibra (FTTH) cresceu em todos os meses, mas ainda se mostra pouco presente em relação às demais tecnologias. No ano, ganhou 75.752 mil acessos, expandindo-se em 79,7%. O cabo, usado principalmente pela NET, continuou sendo bastante usado, apresentando também crescimento. Ganhou 288.252 ao longo de 2015, uma melhora de 3,86%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 29, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Tabela de perdas e ganhos:


O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato